Página 3 de 19

Re: Troca de Bateria - Condições da Nissan

Enviado: 09 jun 2015, 17:53
por mjr

Re: Troca de Bateria - Condições da Nissan

Enviado: 09 jun 2015, 18:12
por Fil
Obrigado a ambos pelas info ;)

Já ando a estudar a solução híbrida/ off grid há algum tempo, mas ainda não consegui ver preços que tornem a coisa viável economicamente. O retorno ficava sempre em mais de 10 anos.

Re: Troca de Bateria - Condições da Nissan

Enviado: 09 jun 2015, 20:00
por Filipe
victormcpinto Escreveu:+1 ;)
Bolas, não se pode ter uma ideia que logo todos querem também. :mrgreen:

Re: Troca de Bateria - Condições da Nissan

Enviado: 09 jun 2015, 20:13
por victormcpinto
Filipe Escreveu:
victormcpinto Escreveu:+1 ;)
Bolas, não se pode ter uma ideia que logo todos querem também. :mrgreen:
No meu caso, pretendo seguir a teoria da Nissan. A bateria foi pensada para acabar com o carro. Como há quem não pense como eu nem pense como a Nissan, tenho de procurar uma no mercado.

Re: Troca de Bateria - Condições da Nissan

Enviado: 09 jun 2015, 22:39
por RJSC
victormcpinto Escreveu: No meu caso, pretendo seguir a teoria da Nissan. A bateria foi pensada para acabar com o carro. Como há quem não pense como eu nem pense como a Nissan, tenho de procurar uma no mercado.
A bateria era para acabar com o carro se tivesse 70% de capacidade ao fim de 10 anos como eles diziam no papel... :roll:
E mesmo assim penso manter o meu Leaf mais de 10 anos se houverem upgrades para novas químicas de baterias com mais capacidade.

Re: Troca de Bateria - Condições da Nissan

Enviado: 17 set 2015, 16:34
por RNM
RJSC Escreveu: A bateria era para acabar com o carro se tivesse 70% de capacidade ao fim de 10 anos como eles diziam no papel... :roll:
E mesmo assim penso manter o meu Leaf mais de 10 anos se houverem upgrades para novas químicas de baterias com mais capacidade.
Pelos vistos não dá...
https://transportevolved.com/2015/09/11 ... san-leafs/

Re: Troca de Bateria - Condições da Nissan

Enviado: 29 set 2015, 15:52
por fjma
RNM Escreveu:
RJSC Escreveu: A bateria era para acabar com o carro se tivesse 70% de capacidade ao fim de 10 anos como eles diziam no papel... :roll:
E mesmo assim penso manter o meu Leaf mais de 10 anos se houverem upgrades para novas químicas de baterias com mais capacidade.
Pelos vistos não dá...
https://transportevolved.com/2015/09/11 ... san-leafs/
Se lerem com atenção vêm que a Nissan pensa em providenciar baterias de substituição com novas químicas mas idênticas capacidades:
This doesn’t mean Nissan intends to keep current owners out in the cold however. Nissan will continue to offer its existing battery replacement program for owners of 2011 through 2015 Nissan LEAFs, allowing customers to either lease or purchase a brand-new 24 kWh battery pack for their cars, depending on where they live in the world.

Those battery packs, while still limited to 24 kWh in capacity, will be built using the latest generation of lithium-ion cell chemistry, but won’t feature the extra capacity.

Re: Troca de Bateria - Condições da Nissan

Enviado: 29 set 2015, 16:29
por VETL
No seguimento desta conversa e naquela questão que também cá anda no fórum acerca do custo das baterias, parece-me óbvio que para além das próprias viaturas em si, a substituição de packs é um negócio para a Nissan. Se não é hoje, parece-me que foi de início assim pensado.
Reparem que em toda a literatura emitida pela Nissan (incluindo o meu manual do utilizador do Leaf de 2011) se fala que as temperaturas mais elevadas aceleram a degradação da bateria. É uma questão que não resulta de exercícios mentais nem de deduções. A Nissan escreve isso desde o início (nós, ou eu, é que não líamos).
Portanto, fabricando/montando a Nissan as suas baterias e sabendo já de antemão o efeito das temperaturas mais altas, só o objectivo do negócio explica o facto de não terem climatizado os packs.
Uma bateria de maior capacidade nos modelos antigos diminuía "o negócio"...

Re: Troca de Bateria - Condições da Nissan

Enviado: 29 set 2015, 18:33
por RNM
Trocas de baterias ou trocas de carros, eles não abdicam do "negócio".

Em relação a novas químicas para Leafs antigos, penso ser mentira, e a prova é nunca passar de 24 kWh. Mas é pena porque os carros em segunda mão valeriam muito mais...

Em relação à degradação com a temperatura, acontece com todas as baterias, sem excepção. Umas demoram 5 anos até ficarem boas para trocar (Nissan), outras 20 anos (lítio titanato)

Re: Troca de Bateria - Condições da Nissan

Enviado: 29 set 2015, 18:37
por Fil
RNM Escreveu:Trocas de baterias ou trocas de carros, eles não abdicam do "negócio".

Em relação a novas químicas para Leafs antigos, penso ser mentira, e a prova é nunca passar de 24 kWh. Mas é pena porque os carros em segunda mão valeriam muito mais...

Em relação à degradação com a temperatura, acontece com todas as baterias, sem excepção. Umas demoram 5 anos até ficarem boas para trocar (Nissan), outras 20 anos (lítio titanato)
Para evitar degradação por calor é que as marcas colocam arrefecimento.