Página 1 de 1

Rigidez torsional

Enviado: 18 jan 2011, 01:10
por ruicvt
A rigidez torsional de um chassis é fundamental para obter bom comportamento, agradabilidade de condução e resistência temporal. É medida em Nm e nem todas as marcas revelam os valores.

Por exemplo, um GolF IV tem uma rigidez torsional de 14500 Nm. Um Golf V passa para 25000. Um Fiat Bravo (2007) tem 21300 e um Mitsubishi Lancer 25800.

Dei estes exemplos, porque são carros da "gama" do Leaf. Em relação à Nissan, o Qashqai tem um valor superior a todos os supracitados, o que pode ser um bom indicador.

A Nissan afirma que a estrutura reforçada onde se encontram as baterias trouxe um incremento de 40% à rigidez. Só é pena não dizer qual o valor base...


Re: Rigidez torsional

Enviado: 18 jan 2011, 01:13
por ruicvt
Já agora, um apontamento curioso. O carro conhecido com maior rigidez torsional é o Rolls Royce Phantom com 40500Nm!!!!! Incrível para um carro tão grande (quanto maior o chassis, mais difícil é obter rigidez)

Re: Rigidez torsional

Enviado: 18 jan 2011, 12:31
por ruimegas
É pá o Golf tá fraquinho ;)

Re: Rigidez torsional

Enviado: 18 jan 2011, 13:24
por ruicvt
ruimegas Escreveu:É pá o Golf tá fraquinho ;)
É preciso ver que o Golf IV é um projecto de 1997. Na altura estava entre os melhores a nível de rigidez ;)